Topo

Anistia Internacional suspende atividades na Índia e denuncia 'caça às bruxas'

29/09/2020 09h57

Nova Délhi, 29 Set 2020 (AFP) - A Anistia Internacional anunciou nesta terça-feira a suspensão das suas atividades na Índia após o congelamento das suas contas bancárias no contexto do que a ONG descreve como uma "caça às bruxas" contra grupos de direitos humanos.

As organizações não governamentais há muito afirmam que são perseguidas pelo governo do primeiro-ministro nacionalista indiano Narendra Modi, devido às suas denúncias de violações dos direitos humanos, especialmente na Caxemira indiana.

A Anistia Internacional explica que em 10 de setembro soube que as suas contas bancárias na Índia tinham sido congeladas, obrigando-a a suspender todas as suas campanhas e trabalhos de investigação em curso.

"É o mais recente acontecimento de uma incessante caça às bruxas pelo governo indiano contra organizações de direitos humanos por acusações infundadas", disse a ONG em um comunicado.

Para a Anistia Internacional, o congelamento das suas contas não é "um acidente", depois que a ONG publicou uma série de relatórios com acusações de "graves violações dos direitos humanos" incriminando a polícia durante os motins confessionais em Nova Delhi em fevereiro, bem como as forças de segurança na Caxemira indiana.

Até agora, o governo indiano não comentou o anúncio da Anistia Internacional.

stu/rma/lch/mba/mab/me/mr