Topo

França restabelecerá estado de emergência a partir do dia 17

14/10/2020 15h15

Paris, 14 Out 2020 (AFP) - O governo francês restabeleceu por decreto nesta quarta-feira o estado de emergência sanitária, que entrará em vigor a partir de 17 de outubro à meia-noite em todo o território nacional, devido ao agravamento da epidemia de covid-19.

Este agravamento "justifica que o estado de emergência sanitária seja declarado para que possam ser tomadas medidas estritamente proporcionais aos riscos para a saúde incorridos e adequadas às circunstâncias de tempo e local", informa a ata do Conselho de Ministros, enquanto o presidente Emmanuel Macron deve anunciar novas restrições na França à noite.

Este regime fornece um marco jurídico para tomar certas restrições de combate à pandemia, como o confinamento nacional do início do ano.

O presidente Emmanuel Macron deve falar às 19h55 (14h55 de Brasília) em uma entrevista televisionada.

Entre as medidas consideradas e que Macron pode anunciar, está um "toque de recolher" noturno, com grandes restrições, que pode ser imposto das 21h00 às 6h00 em várias cidades como Paris, Marselha, Lyon, Montpellier, Lille e Toulouse, a partir deste fim de semana.

jri-meb/jz/mr/aa