Topo

Lagos impõe toque de recolher após incidentes em manifestações

20/10/2020 10h37

Lagos, 20 Out 2020 (AFP) - O governador do estado de Lagos anunciou nesta terça-feira a adoção de um toque de recolher de urgência de 24 horas na maior cidade da Nigéria, a partir desta terça-feira à tarde, após as manifestações dos últimos dias.

"As manifestações pacíficas se transformaram em um monstro que ameaça o bem-estar de nossa sociedade [...] Imponho um toque de recolher de 24 horas em todo o estado a partir das 16H00 de hoje", anunciou o governador Babajide Sanwo Olu no Twitter.

Apenas os profissionais de serviços essenciais e de emergência poderão circular pelas ruas.

"Vidas foram perdidas enquanto criminosos e rebeldes se escondem sob os protestos para provocar o caos em nosso estado", disse o governador.

"Não vamos ficar olhando e permitir a anarquia em nosso querido estado", completou.

Após mais de 10 dias de manifestações contra a violência policial, que viraram um amplo movimento de protesto dos jovens contra o governo em todo o país, vários incidentes foram registrados na manhã desta terça-feira na megalópole de 20 milhões de habitantes.

"Não vamos ficar olhando e permitindo a anarquia em nosso querido estado", disse o governador Babajide Sanwo-Olu.

As manifestações deixaram pelo menos 18 mortos na Nigéria desde o início do movimento, segundo um balanço da AFP com base em dados divulgados pela Anistia Internacional e a polícia.

Lagos, capital econômica do país, estava praticamente paralisada, com as principais estradas bloqueadas. As escolas foram fechadas na segunda-feira pelas autoridades.

Protestos também foram registrados na capital federal, Abuja, onde a polícia reforçou sua presença nas ruas.

bur-spb/jhd/bc/bl/fp