Topo

Congressistas, governadores, referendos, tudo é posto à votação em 3 de novembro nos EUA

21/10/2020 13h02

Washington, 21 Out 2020 (AFP) - Na terça-feira, 3 de novembro, os americanos decidem se darão ao presidente Donald Trump um segundo mandato, ou se entregarão ao democrata Joe Biden o comando da Casa Branca.

Também elegerão congressistas e governadores e, em vários estados, vão se pronunciar sobre referendos diversos.

- Congresso -Milhões de americanos terão de eleger seus representantes nas duas câmaras do Congresso:

- Câmara de Representantes: seus 435 membros são eleitos para representar seus distritos por dois anos. Atualmente, os democratas detêm a maioria da Câmara e isso, segundo os especialistas, deve continuar.

- Senado: 33 das 100 cadeiras serão eleitas para um mandato de seis anos.

Se Biden ganhar a eleição presidencial e os democratas conquistarem o Senado e a Câmara dos Representantes, o partido dominará todos os níveis do poder federal em Washington, o que, por sua vez, vai-lhe dar um controle considerável nos níveis estaduais e locais.

- Governadores -Onze dos 50 estados elegerão novos governadores. Eles são o poder executivo dos governos locais e são responsáveis por assuntos que não são de competência federal.

O governador é o político local mais poderoso, assim como os senadores, e costuma facilitar a comunicação com o governo de Washington.

- Referendos -Em vários estados, os cidadãos são chamados a se pronunciar em referendos sobre uma variedade de questões. Entre eles, está a reintrodução de lobos no Colorado, a descriminalização dos cogumelos alucinógenos em Washington, D.C., e leis trabalhistas na Califórnia.

Medidas para reformar a polícia serão propostas em várias cidades e condados, cinco meses depois que um cidadão negro foi morto sufocado por um oficial branco em Minnesota.

- Eleições locais -Milhares de servidores públicos estão expostos à renovação, ou não, de seu mandato em órgãos locais. São membros de órgãos legislativos locais, juízes, vereadores, prefeitos, funcionários municipais, entre outros.

bur-cjc/caw/bgs/gm/mls/mr/tt