Topo

Líderes da UE farão videoconferência sobre pandemia em 29 de outubro

21/10/2020 12h59

Bruxelas, 21 Out 2020 (AFP) - Os líderes dos 27 países da União Europeia (UE) realizarão em 29 de outubro uma cúpula virtual, por videoconferência, para discutir a propagação da pandemia de covid-19 - informaram fontes europeias à AFP nesta quarta-feira (21).

Na cúpula realizada em Bruxelas na semana passada, os líderes já haviam acordado discutir esta questão "regularmente", em um esforço para coordenar melhor as respostas à pandemia.

Espera-se que essa reunião virtual seja a primeira de uma série de videochamadas a serem realizadas periodicamente, afirmaram as fontes ouvidas pela AFP.

Os líderes europeus iniciam assim um esforço coletivo para melhorar a coordenação de medidas no sentido de conter a propagação do coronavírus e recuperar a economia, fortemente afetada pela pandemia.

Atingida em cheio pela segunda onda de casos, a Europa decidiu implementar novamente restrições drásticas de circulação aos cidadãos.

A Irlanda se tornou o primeiro país da UE a reconfinar toda sua população, a partir da meia-noite desta quarta-feira. Países como Itália, França, Bélgica e Espanha também se encontram em uma área de evidente preocupação.

A pandemia gerou a morte de ao menos 1,23 milhão de pessoas em todo mundo desde o final de dezembro - mais de 254.300 delas na Europa -, de acordo com um balanço atualizado feito pela AFP com base em fontes oficiais.

arp/ahg/mar/aa/tt