Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden planeja reformar Suprema Corte dos EUA

O democrata Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos e adversário de Donald Trump - Chip Somodevilla/Getty Images/AFP
O democrata Joe Biden, candidato à presidência dos Estados Unidos e adversário de Donald Trump Imagem: Chip Somodevilla/Getty Images/AFP

22/10/2020 14h16

Washington, 22 Out 2020 (AFP) - O candidato presidencial democrata Joe Biden planeja criar uma comissão bipartidária para reformar a Suprema Corte de Justiça dos Estados Unidos, em meio à politização das nomeações judiciais que considera "desastrosa".

Em um trecho de uma entrevista ao programa "60 Minutes" divulgado hoje, Biden disse que acadêmicos liberais e conservadores afirmam que há espaço para fazer essa reforma após as batalhas políticas geradas por designações de juízes.

"A última coisa que precisamos é de uma Suprema Corte que seja um futebol político, no qual quem tem mais votos ganha o que quer", disse.

"Os presidentes vêm e vão. Os magistrados da Suprema Corte permanecem por gerações", acrescentou.

Seus comentários foram exibidos pouco antes de um comitê do Senado aprovar e passar ao plenário a proposta do presidente Donald Trump de nomear a juíza conservadora Amy Coney Barret para integrar a Suprema Corte.

Os democratas estiveram ausentes na sessão, após denunciarem a politização do processo de indicação de Barret.

Se, como é estimado, o Senado de maioria republicana confirmar Barret, a Corte de nove membros terá seis de tendência conservadora e três liberais.

Em meio à indignação gerada pela pressa de Trump em nomear Barret antes das eleições, Biden está sendo pressionado por muitos democratas a empreender uma solução radical que permita aumentar a quantidade de membros da Corte e preencher esses cargos com magistrados liberais.

Favorito na disputa pela Casa Branca, Biden disse, porém, que a comissão deverá considerar várias opções.

"Há muitas alternativas", afirmou.

Ele destacou que pediria à comissão que entregasse, em 180 dias, recomendações para reformar a Corte, "porque isso é um desastre".