Topo

Palestino morto após confronto com o Exército israelense

25/10/2020 09h22

Ramallah, Territórios palestinos, 25 Out 2020 (AFP) - Um palestino de 18 anos morreu neste domingo pela manhã após um confronto com as forças israelenses na Cisjordânia ocupada, anunciaram responsáveis que discordam, no entanto, sobre as causas de sua morte.

Segundo o Ministério da Saúde palestino, Amer Abdel Rahim Sanuber, de 18 anos, foi "agredido duramente" antes de ser transferido na madrugada de sábado para domingo para um hospital de Ramallah, onde está a sede da Autoridade Palestina na Cisjordânia.

O diretor do hospital, citado no comunicado do ministério, afirmou que o "corpo do mártir (...) apresentava sinais de socos, da nuca às costas".

Contatado pela AFP, o Exército israelense reconheceu que o jovem esteve envolvido em um incidente com soldados, mas negou que tenha sido agredido pelos militares.

Segundo o Exército, soldados foram enviados durante a noite para Turmus Ayya, uma aldeia ao norte de Ramallah, depois de receberem informações de que pessoas estavam lançando pedras contra um veículo israelense.

"Segundo as primeiras informações, os dois suspeitos fugiram a pé quando os soldados chegaram (...), mas enquanto fugiam, um dos suspeitos pareceu perder a consciência, desmaiou e bateu a cabeça. O suspeito não foi agredido pelos soldados", disse o Exército israelense.

gl-bur/vg/mar/zm/aa