Topo

Ataque contra a polícia deixa três mortos no leste do Afeganistão

27/10/2020 08h37

Khost, Afeganistão, 27 Out 2020 (AFP) - Três pessoas morreram e mais de 30 ficaram feridas na explosão de um carro-bomba, seguida por um tiroteio, em uma base policial no leste do Afeganistão, fronteira com o Paquistão, anunciou o ministério do Interior.

O ataque, que prosseguia, deixou até o momento três policiais mortos e 33 pessoas feridas, incluindo 11 civis, informo o porta-voz do hospital de Khost, Sakhi Sardar.

Quatro combatentes inimigos morreram e dois continuam combatendo, informou Tariq Arian, porta-voz do ministério do Interior.

"Terroristas explodiram um automóvel carregado de explosivos perto de um complexo das forças especiais da polícia na cidade de Khost", disse o porta-voz.

"Alguns criminosos tentaram invadir o complexo, mas foram impedidos", completou Arian, que confirmou as mortes de dois policiais.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou o ataque, mas Khost é um reduto da rede Haqqani, um braço dos talibãs, acusada pelas ações mais violentas no país, em particular o atentado com caminhão-bomba contra a zona verde de Cabul em 2017 que matou mais de 150 pessoas.

Além disso, três civis morreram e 10 ficaram feridos em outro ataque nesta terça-feira: uma bomba colocada em um veículo explodiu perto do aeroporto de Cabul, afirmou o porta-voz da polícia Ferdaws Faramuz.

O Afeganistão registra um aumento da violência desde que os talibãs e o governo iniciaram em setembro negociações em Doha para acabar com décadas de guerra, mas até agora sem grandes avanços.

str-emh-jds/ds/rma/jf/sba/zm/mar/fp