Topo

Canadá supera as 10.000 mortes por covid-19

27/10/2020 22h19

Ottawa, 28 Out 2020 (AFP) - O Canadá superou nesta terça-feira (27) as 10.000 mortes pelo novo coronavírus, segundo cifras oficiais, compiladas por emissoras de televisão.

Mais de 90% dos óbitos foram registrados nas duas maiores províncias do país, Ontário e Quebec, esta última epicentro da pandemia desde que chegou ao Canadá, em março.

Até a noite desta terça, o Canadá registrava 10.001 falecidos e 222.670 casos, segundo números compilados pelas emissoras públicas CBC/Radio-Canada e pela privada CTV.

O primeiro-ministro Justin Trudeau admitiu, durante coletiva de imprensa, o cansaço que impera na população, com o aumento dos contágios e o endurecimento das medidas em todo o país para conter a propagação do vírus.

"Nenhum de nós quer estar aqui nas coletivas de imprensa com máscara, com explicações sobre (...) mais casos em nossas escolas, mais restrições que nos limitam, que afetam nossa vida diária", disse.

"Isto não vai ser fácil", advertiu. "O Natal se aproxima (...) Provavelmente estaremos em várias partes do país sem poder nos reunir com nossas famílias, embora tenhamos muito cuidado nas próximas semanas. Mas, talvez...", disse, esperançoso.

"Todos nos devemos a nós mesmos fazer a nossa parte", disse. "Se realmente queremos fazê-lo e o fizermos o melhor possível, podemos superá-lo", concluiu.

jl/iba/yow/rsr/mvv