Topo

Sudão vai organizar novas negociações sobre represa do Nilo

27/10/2020 19h44

Cartum, 27 Out 2020 (AFP) - O Sudão vai organizar novas negociações sobre a gestão da polêmica represa, construída pela Etiópia no Nilo Azul, anunciou nesta terça-feira (27) o Ministério de Irrigação sudanês, após uma reunião tripartite por videoconferência da qual o Egito também participou.

"Os três países acordaram que o Sudão organize uma reunião o mais rapidamente possível para apresentar à União Africana um relatório sobre a forma de avançar de forma tangível nestas negociações", indicou o Ministério de Irrigação em um comunicado.

Esta cúpula ministerial marcará a retomada das discussões, depois da paralisação da negociação sobre a represa, impulsionada em 2011 pela Etiópia.

"As discussões vão durar uma semana", informou o Ministério sobre negociações que, além da União Africana, são supervisionadas por União Europeia, Estados Unidos, FMI e Banco Mundial.

A Etiópia considera a represa do Renascimento uma infraestrutura essencial para seu desenvolvimento econômico, enquanto o Egito, cuja irrigação e água potável dependem 90% do Nilo, a considera uma ameaça vital, assim como o Sudão.

ab-hha/feb/eb/yow/mvv