Topo

Alemanha pede "confiança" no processo eleitoral dos EUA

04/11/2020 14h55

Berlim, 4 Nov 2020 (AFP) - O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Heiko Maas, pediu aos líderes dos EUA nesta quarta-feira que mantenham sua confiança no processo eleitoral, dada a incerteza do resultado das eleições presidenciais.

A taxa de participação é "historicamente elevada, mas também de polarização. Por isso é importante que todos os líderes políticos (...) promovam a confiança no processo eleitoral e nos resultados", afirmou em comunicado, ao mesmo tempo que o presidente Donald Trump questionou a contagem dos votos.

O chefe da diplomacia alemã insistiu na necessidade de "mostrar paciência e esperar "o fim da contagem".

A Alemanha ocupa atualmente a presidência rotativa da União Europeia. No início do dia, o ministro da Defesa, Annegret Kramp Karrenbauer, expressou preocupação com uma "situação muito explosiva" nos Estados Unidos, onde Donald Trump se declarou vencedor antes do final da contagem dos votos.

O resultado de "esta eleição ainda não foi decidida (...) os votos ainda estão sob escrutínio", observou o ministro conservador e atual líder do partido conservador de Angela Merkel, CDU, no canal de televisão público ZDF.

Ele também julgou a situação nos Estados Unidos como "muito explosiva" e alertou contra "uma crise constitucional" no país. "É algo que deve preocupar a todos nós", alertou.

yap/mat/cls/jz/mab/mb/cc