Topo

Joe Biden nomeará Antony Blinken chefe da diplomacia dos EUA

23/11/2020 15h02

Washington, 23 Nov 2020 (AFP) - O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, avançou nesta segunda-feira (23) na formação de seu gabinete com o anúncio de vários altos cargos, incluindo a confirmação de Antony Blinken como seu secretário de Estado.

A escolha de Blinken, um diplomata experiente que foi o número dois do Departamento de Estado, indica um retorno ao multilateralismo depois da estratégia de Donald Trump de se afastar dos aliados tradicionais de Washington.

Além disso, Biden escolheu o ex-chefe da diplomacia John Kerry como delegado especial para o clima, Linda Thomas-Greenfield como embaixadora na ONU, Avril Haines como diretora de Inteligência Nacional e Jake Sullivan como Assessor de Segurança Nacional.

Em um sinal de renovação, Biden designará Alejandro Mayorkas como chefe do Departamento de Segurança Interna (DHS).

Mayorkas - que nasceu em Havana - será o primeiro latino a liderar esta cadeira que se encarrega, entre outros assuntos, da imigração.

"Não temos tempo a perder quando se trata de nossa segurança nacional e nossa política externa", disse Biden em um comunicado emitido em inglês e espanhol.

Biden destacou que os membros de seu gabinete são "experientes", que provaram suas qualidades "em situações de crise" e que serão dedicados à tarefa de "reconstruir" as instituições e renovar e reformular a "liderança americana".

bur-an/rsr/aa