Topo

Quase 20 combatentes pró-Irã morrem em bombardeios no leste da Síria

26/11/2020 13h49

Beirute, 26 Nov 2020 (AFP) - Pelo menos 19 combatentes estrangeiros de uma milícia pró-iraniana foram mortos em bombardeios no leste da Síria - informou o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), acrescentando que os ataques foram, "provavelmente", lançados por Israel.

Os bombardeios tiveram como alvo as posições de uma milícia pró-Irãa na província de Deir Ezzor, perto da fronteira com o Iraque. As vítimas são, em sua maioria, estrangeiras, relata o OSDH.

Os combatentes mortos são "de nacionalidade paquistanesa", afirmou o diretor do Observatório, Rami Abdel Rahman.

Esta é a terceira incursão desse tipo atribuída a Israel pelo Observatório, em menos de uma semana. Israel raramente confirma seus ataques na Síria.

Segundo o OSDH, a ofensiva teve como alvo os arredores de Bukamal, uma cidade muito próxima da fronteira com o Iraque.

Desde o início do conflito na Síria em 2011, Israel fez centenas de incursões contra as forças do governo sírio, mas também contra as de seus aliados Irã e Hezbollah libanês.

Esta semana, em carta dirigida ao Conselho de Segurança, a representação israelense nas Nações Unidas solicitou "uma ação imediata para retirar as forças iranianas do território sírio".

De acordo com o OSDH, na noite de terça para quarta-feira, oito combatentes pró-Irã foram mortos em ataques aéreos perto de Damasco.

No sábado, perto de Bukamal, bombardeios aéreos atribuídos a Israel mataram "oito iraquianos e seis afegãos" comprometidos com milícias pró-iranianas, ainda conforme o Observatório.

rh/tgg/bfi/bl/mis/mb/tt