Teerã convoca embaixadores de Alemanha e França após execução de opositor
Teerã, 13 dez 2020 (AFP) - O Irã convocou os embaixadores da Alemanha e da França neste domingo para protestar contra a posição da União Europeia (UE), que condena veementemente a execução do oponente iraniano Ruhollah Zam, segundo a mídia oficial.
O diretor para a Europa do Ministério das Relações Exteriores em Teerã denunciou ao embaixador Hans-Udo Muzel, cujo país detém a presidência rotativa da UE, o comunicado do bloco à imprensa como "uma interferência inaceitável nos assuntos internos iranianos", relatou a agência oficial Irna.
Além disso, rejeitou o que qualificou de "leniência" demonstrada por "certos países europeus (...) para com elementos que propagam violência e perpetram atos terroristas" contra o Irã, segundo a mesma fonte.
Após a aparição do diplomata alemão, o embaixador da França em Teerã, Philippe Thiébaud, também foi recebido no ministério, por conta da "declaração intervencionista do Ministério das Relações Exteriores francês a respeito da aplicação da pena de morte" a Zam, disse a Irna na tarde deste domingo.
Paris classificou a execução de Zam de "um ato de barbárie".
A UE condenou no sábado "nos termos mais veementes" a execução do oponente e recordou "a sua oposição irrevogável" à aplicação da pena de morte em qualquer circunstância.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.