Topo

Biden conversou com presidente mexicano por telefone

19/12/2020 21h43

México, 20 dez 2020 (AFP) - O presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador informou que neste sábado conversou por telefone com Joe Biden, o presidente eleito dos Estados Unidos, para revisar a agenda comum entre os países vizinhos.

"Falei por telefone com o presidente eleito dos Estados Unidos, Joseph Biden. Reafirmamos o compromisso de trabalharmos juntos pelo bem-estar de nossos povos e nações", escreveu López Obrador em seu Twitter.

López Obrador foi um dos últimos líderes mundiais a parabenizar Biden, pois optou por esperar até a última segunda-feira que a vitória do democrata fosse ratificada pelo Colégio Eleitoral, numa atitude que foi criticada por analistas e políticos da oposição mexicana.

O chanceler mexicano Marcelo Ebrard comentou no Twitter que foi uma "conversa cordial".

"Haverá ampla cooperação bilateral e um relacionamento muito bom entre os presidentes do México e dos Estados Unidos. Boas notícias!", comentou Ebrard.

López Obrador manteve uma relação estreita com o presidente Donald Trump e, diante das alegações do republicano de suposta fraude nas eleições, o mexicano optou por esperar para parabenizar Biden.

Mas, na terça-feira, López Obrador divulgou uma carta dirigida a Biden na qual o parabenizou por seu triunfo e pediu-lhe que respeitasse a soberania mexicana e continuasse com um programa de promoção do desenvolvimento do sul do México e da América Central como forma de impedir a migração.

Outros temas centrais da agenda bilateral são segurança e comércio, principalmente devido à recente entrada em vigor do T-MEC, o novo acordo comercial da América do Norte.

sem/lda/mr