Topo

Esse conteúdo é antigo

Pequim inicia campanha de vacinação contra covid-19 em larga escala

4.jan.2021 - Pessoas caminham até um centro de vacinas contra o coronavírus em Pequim - Greg Baker/AFP
4.jan.2021 - Pessoas caminham até um centro de vacinas contra o coronavírus em Pequim Imagem: Greg Baker/AFP

Em Pequim

04/01/2021 06h03

Milhares de pessoas formaram filas em Pequim para receber a vacina contra a covid-19 em uma campanha para inocular milhões de habitantes antes da temporada de viagens por ocasião do Ano Novo chinês em fevereiro.

Mais de 73 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina nos últimos dois dias na capital da China, informou a imprensa estatal no domingo, incluindo trabalhadores comunitários e motoristas de ônibus.

As autoridades de saúdes aprovaram de maneira "condicional" no último dia de 2020 a vacina do grupo chinês Sinopharm, que tem eficácia 79%, segundo o laboratório.

O canal público de televisão CCTV exibiu imagens de filas em hospitais e centros comunitários de saúde. As pessoas aguardavam para ler os formulários de consentimento e ter a temperatura medida antes da aplicação da vacina.

As autoridades anunciaram que academias e estabelecimentos comerciais vazios serão transformados em centros de vacinação.

A China prevê vacinar milhões de pessoas até meados fevereiros, por ocasião do Ano Novo chinês.

Pequim administrou 4,5 milhões de doses de vacinas durante a fase de testes, a maioria em trabalhadores e outros funcionários estatais que trabalham no exterior, segundo as autoridades.

Mas a China planeja agora uma campanha gradual de vacinação, começando por grupos considerados de alto risco, como funcionários dos portos e do setor de logística, além de pessoas que planejam retomar os estudos no exterior.

A China — onde surgiu o novo coronavírus no fim de 2019 — controlou o vírus dentro das fronteiras com base em confinamentos draconianos e testes de diagnóstico em larga escala quando algum caso era detectado.