Topo

Esse conteúdo é antigo

Justiça francesa investiga ex-presidente Sarkozy por suposto tráfico de influência

29.mar.2015 - Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, do partido conservador UMP, discursa após eleições locais - Eric Feferberg/AFP Photo
29.mar.2015 - Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy, do partido conservador UMP, discursa após eleições locais Imagem: Eric Feferberg/AFP Photo

15/01/2021 09h20

A Procuradoria Nacional Financeira (PNF) francesa está investigando o ex-presidente Nicolas Sarkozy por suposto "tráfico de influência" por suas atividades de consultoria na Rússia, informaram à AFP fontes próximas ao caso.

Esta semana, um meio de comunicação francês, Mediapart, publicou que a justiça investiga desde o verão (boreal) do ano passado os motivos pelos quais Sarkozy recebeu remuneração de uma seguradora russa, a Reso-Garantia.

A informação representa um problema jurídico adicional para o ex-presidente, que foi julgado em dezembro por outro suposto delito de corrupção e tráfico de influência, cuja sentença será anunciada em 1º de março.

Sarkozy foi o primeiro ex-presidente da França desde o estabelecimento da Quinta República (1958) a sentar-se fisicamente no banco dos réus.

Antes dele, apenas Jacques Chirac, seu antecessor e mentor político, foi julgamento e condenado por desvio de verbas públicas, cometido quando era prefeito de Paris, mas devido a problemas de saúde, ele nunca compareceu perante a corte.