Topo

Mísseis e drones disparados durante novo exercício militar do Irã

15/01/2021 11h14

Teerã, 15 Jan 2021 (AFP) - A Guarda Revolucionária, o exército ideológico do Irã, disparou nesta sexta-feira (15) mísseis e drones no centro do país como parte de um exercício militar, o terceiro em dez dias, anunciou seu site Sepahnews.

Este exercício, chamado "Grande Profeta 15", apresenta uma "nova geração" de mísseis balísticos, de acordo com a Guarda.

A manobra incluiu um ataque com drones contra um sistema de defesa antimísseis, seguido pelo lançamento de "mísseis balísticos do tipo Zolfaghar, Zelzal e Dezful", acrescentou Sepahnews.

De acordo com a Guarda Revolucionária, os mísseis estavam "equipados com ogivas desmontáveis e controláveis fora da atmosfera".

Um vídeo publicado pela televisão estatal mostrou vários mísseis disparados em uma área desértica, na presença do chefe da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e do comandante das forças aeroespaciais, o general Amirali Hajizadeh.

"A mensagem deste exercício é mostrar nosso poder e determinação para defender nossa soberania, nosso sistema sagrado e nossos valores contra os inimigos do Islã e do Irã", disse Salami, citado pelo site Sepahnews.

De acordo com Hajizadeh, esta operação ilustra o "novo poder" e capacidades da Guarda.

Este exercício ocorreu após outro de dois dias esta semana pela Marinha iraniana no Golfo de Omã, e após outro exercício de drones conduzido pelos militares a partir de 5 de janeiro.

O último aconteceu dois dias depois que o Irã recordou o primeiro aniversário da morte do general iraniano Qassem Soleimani, morto em um ataque de drones dos EUA no Iraque.

Esses exercícios acontecem em um contexto de crescentes tensões com os Estados Unidos, onde o governo do presidente Donald Trump vive seus últimos dias antes da chegada de Joe Biden à Casa Branca, em 20 de janeiro.

amh/vg/elm/mab/me/mr