Topo

Esse conteúdo é antigo

Trump deixa o cargo com menor índice de aprovação de sua Presidência

12.jan.2021 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante caminhada no gramado da Casa Branca - Brendan Smialowski/AFP
12.jan.2021 - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante caminhada no gramado da Casa Branca Imagem: Brendan Smialowski/AFP

18/01/2021 20h02

Washington, 18 Jan 2021 (AFP) - O presidente Donald Trump deixará a Casa Branca esta semana com o menor índice de aprovação de sua presidência, com o apoio de apenas 34% dos americanos, revelou o instituto de pesquisas Gallup nesta segunda-feira (18).

O Gallup observou que o índice de aprovação médio de Trump durante seu único mandato foi de 41%, quatro pontos abaixo de qualquer um de seus antecessores, desde que o grupo de pesquisa reúne dados sobre o tema.

A aprovação do trabalho de Trump já registrava 35% nas pesquisas anteriores, principalmente depois que ele não condenou uma violenta reunião de supremacistas brancos em Charlottesville, Virgínia, em 2017.

A última pesquisa sobre a Presidência de Trump foi realizada na semana de 4 a 11 de janeiro, a mesma da invasão ao Capitólio por seus apoiadores em uma tentativa de anular a certificação da vitória eleitoral de Joe Biden, negada repetidamente por Trump.

Sua avaliação mais alta foi no início de 2020, quando ele enfrentava um impeachment no Senado sob a acusação de tentar obrigar a Ucrânia a ajudá-lo a difamar Biden e durante os estágios iniciais da pandemia, quando os americanos acreditaram que ele administrava bem a crise de saúde que já matou 398.000 pessoas no país.

jh/bgs/jc/mvv