PUBLICIDADE
Topo

Biden ligará nesta sexta-feira para o presidente do México

22/01/2021 17h04

Washington, 22 Jan 2021 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, ligará nesta sexta-feira (22) para seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, confirmou em coletiva de imprensa a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, depois que o chanceler mexicano, Marcelo Ebrard, anunciou a notícia.

"Ele vai falar com o presidente de México", disse a funcionária. Esta ligação seria a segunda conversa telefônica de Biden com um líder estrangeiro, depois que o novo governo anunciou ontem que ele também conversará com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, ainda nesta sexta.

López Obrador foi, junto com o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, um dos líderes que mais demorou para parabenizar Biden pela vitória, em meio à campanha do ex-presidente Donald Trump para questionar os resultados eleitorais.

O chanceler mexicano indicou no Twitter que "a relação bilateral avança da comunicação e do entendimento".

Ambos os países têm questões espinhosas na agenda, desde o fluxo migratório que chega da América Central ao México, passando pelo combate às drogas, até as armas americanas que passam para o território mexicano.

Psaki informou que a Casa Branca publicará um relatório sobre as duas ligações de Biden com seus colegas norte-americanos.

bur-an/lda/aa/ap/mvv