Topo

Israel fecha aeroportos para frear propagação da covid-19

24/01/2021 16h14

Jerusalém, 24 Jan 2021 (AFP) - Israel anunciou neste domingo (24) que proibirá a decolagem ou pouso da maioria das aeronaves por uma semana para impedir a propagação de novas cepas do coronavírus.

"Fechamos o céu, com raras exceções, para evitar a entrada de mutações de vírus e para garantir que avancemos rapidamente com nossa campanha de vacinação", anunciou o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu.

A medida entrará em vigor à meia-noite de segunda para terça-feira até 31 de janeiro, disse um comunicado do chefe do gabinete do governo.

Estarão autorizados voos de carga e combate a incêndio, bem como para tratamento médico, funerais ou procedimentos judiciais.

Funcionários do Ministério da Saúde e do Interior decidirão sobre os pedidos de voos "para necessidades humanitárias ou pessoais", disse o comunicado.

Israel respeita, desde dezembro, um terceiro confinamento que irá até final de janeiro. Segundo o Ministério da Saúde, 2,5 milhões dos 9 milhões de habitantes já foram vacinados.

jjm/par/tjc/am