Topo

Com hospitais menos lotados, Califórnia encerra quarentena geral

Com hospitais menos lotados, Califórnia encerra quarentena geral - Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
Com hospitais menos lotados, Califórnia encerra quarentena geral Imagem: Budrul Chukrut/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

25/01/2021 18h47

A Califórnia encerrou um amplo confinamento nesta segunda-feira (25), abrindo espaço para atividades como jantares em restaurantes, à medida em que a pressão da pandemia sobre seus hospitais diminui.

O estado americano sofreu uma das piores taxas de infecção do país nas últimas semanas, com as unidades de terapia intensiva de seus hospitais lotadas, ambulâncias paradas por horas e casos que dobraram desde dezembro, atingindo mais de três milhões.

As restrições para tentar manter as pessoas em casa foram impostas a cerca de 20 milhões de habitantes no sul e no centro da Califórnia desde 3 de dezembro, mas o diretor de Saúde Pública, Tomas Aragon, afirmou que o estado está agora "passando por uma virada crítica".

"A Califórnia está lentamente começando a emergir da onda mais perigosa da pandemia, que é a luz no fim do túnel que estávamos esperando", escreveu o secretário de Estado da Saúde, Mark Ghaly, em um comunicado.

"Sete semanas atrás, nossos hospitais e profissionais médicos da linha de frente estavam no limite, mas os californianos ouviram a mensagem urgente de ficar em casa quando possível e nosso aumento após os feriados de dezembro não sobrecarregou o sistema de saúde tanto quanto temíamos".

A decisão de encerrar as abrangentes medidas regionais, que incluíam proibições gerais de reuniões e atividades "não essenciais", é baseada em previsões de que a capacidade das unidades de terapia intensiva aumentará em todas as áreas da Califórnia.

A capacidade das UTIs no sul do estado atualmente é zero, mas com a queda nos casos diários pode-se projetar que mais de 15% estarão disponíveis em quatro semanas.

De qualquer forma, as medidas que cada condado estabeleceu antes da quarentena geral voltarão, de modo que frequentar bares, jantares em recinto fechado e eventos desportivos com público continuará a ser proibido.

A Califórnia tem mais de 3,06 milhões de casos de covid-19, incluindo quase 36 mil mortes.

O estado já distribuiu quase 1,8 milhão de doses de vacinas, transformando locais como a Disneylândia e o estádio de beisebol do Los Angeles Dodgers em centros de vacinação em massa.