Topo

Esse conteúdo é antigo

Jacarés invadem centro comercial no Paraguai

28/01/2021 12h46

Itá, Paraguay, 28 Jan 2021 (AFP) - Bombeiros voluntários capturaram sete jacarés de até dois metros em um centro comercial na cidade paraguaia de Itá,depois de uma tempestade que fez transbordar uma lagoa.

Vizinhos apavorados com a presença dos répteis chamaram as equipes de resgate que, depois de várias horas, conseguiram capturá-los na quarta-feira.

Os animais escaparam em decorrência do desabamento de um muro de contenção devido às chuvas intensas que inundaram a lagoa, informou aos jornalistas Francisco Platón, porta-voz do Corpo de Bombeiros de Itá.

"O que acontece é que a lagoa do parque transbordou devido à quantidade de chuva que caiu e os jacarés saíram em busca de refúgio na superfície seca para descansar", explicou Platón à AFP.

Vários deles se aproximaram das lojas, segundo fotos e vídeos de testemunhas.

"Felizmente aconteceu à noite. Os jacarés são uma atração do parque da cidade, mas são um perigo quando ocorrem fenômenos como este que fogem ao nosso controle", disse Diego Caputo, secretário da Prefeitura de Itá.

A temporada de chuvas não para no Paraguai desde a semana passada, com inúmeros alagamentos e cortes de energia.

O serviço de meteorologia alertou que mais chuvas são esperadas até domingo.

A organização civil "Salvemos la laguna de Itá" denunciou em comunicado que há superpopulação de jacarés no local. "Com o tempo pode representar um perigo para as pessoas. Por falta de comida elas podem agredi-las", alertou.

O Corpo de Bombeiros, por sua vez, pediu no Twitter para "notificar a linha de emergência se alguém avistar outro jacaré em vias públicas".

hro/gma/mr