Topo

Esse conteúdo é antigo

Milhões de pessoas sem energia elétrica após onda de frio nos EUA

16/02/2021 14h36

Houston, Estados Unidos, 16 Fev 2021 (AFP) - Milhões de pessoas ficaram sem eletricidade devido a uma tempestade de inverno mortal no sul e centro dos Estados Unidos nesta terça-feira (16), enquanto um tornado matou três pessoas no estado da Carolina do Norte.

As condições do Ártico levaram a níveis recorde de temperaturas baixas em vários estados pouco acostumados - e mal preparados - a um frio tão extremo.

Mais acostumado aos recordes de calor, o Texas foi particularmente afetado por esta histórica onda polar.

A tempestade invernal provocou ao menos quatro tornados, segundo o weather.com, com sede em Atlanta, incluindo um na costa da Carolina do Norte na última hora de segunda-feira que matou ao menos três pessoas e feriu outras 10.

O tornado afetou especialmente duas comunidades costeiras do condado de Brunswick.

"Estima-se que ao menos 50 casas foram afetadas no incidente e várias linhas elétricas foram danificadas, provocando cortes de luz", disseram os serviços de emergência do condado em um comunicado.

As fotos e os vídeos divulgados pelos meios de comunicação mostravam árvores derrubadas, casas e automóveis destruídos.

Segundo o site Poweroutage.us, mais de quatro milhões de clientes residenciais, comerciais e industriais estavam sem eletricidade no Texas até a manhã desta terça-feira.

Na capital do estado, Austin, a temperatura era de -12 graus Celsius, muito abaixo da média de fevereiro.

As autoridades, que atribuíram dez mortes às condições climáticas, pediram à população para ter precaução ao viajar nessas circunstâncias perigosas.

O presidente Joe Biden assinou no domingo uma declaração de emergência para o Texas, fornecendo assistência federal para complementar a ajuda estatal.

Cenas pouco comuns aconteceram em Houston, onde os moradores montaram bonecos de neve.

"É precioso ver a neve, mas muito perigoso ao mesmo tempo, porque as pessoas aqui não sabem dirigir com ela", disse à AFP Michael, residente em Houston, que não forneceu o sobrenome.

- Recordes de frio - Em Mississippi, os residentes acordaram com uma paisagem incomum coberta de neve e gelo.

As autoridades se esforçaram para limpar as estradas, já que não possuem máquinas de remoção de neve, porque o estado raramente precisa delas, informou o The New York Times.

Além do Texas, também foi declarado estado de emergência em outros estados como Alabama, Oklahoma, Kansas e Mississippi e Oregon - onde 200.000 pessoas estão sem eletricidade.

O Serviço Meteorológico Nacional (NWS) disse que a tempestade de inverno se deslocará para o nordeste dos Estados Unidos antes de "fazer uma linha reta para o leste do Canadá".

"Mas não antes de provocar fortes nevascas e geadas em partes do leste dos Grandes Lagos e Nova Inglaterra", disse o NWS.

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, ordenou na segunda-feira aos serviços de emergência que se preparem para o granizo e geadas.

"Este sistema meteorológico maciço está fazendo seu caminho através do país e pronto para entregar um golpe de neve, gelo e fortes ventos em todo o estado durante os próximos dois dias", disse em um comunicado.

bur-dax/elc/leg/cac/pz/ll/mps/rsr/aa

THE NEW YORK TIMES COMPANY