Topo

Esse conteúdo é antigo

Holanda estende toque de recolher por coronavírus até 15 de março

Holanda estende toque de recolher por coronavírus até 15 de março - Getty Images
Holanda estende toque de recolher por coronavírus até 15 de março Imagem: Getty Images

23/02/2021 16h50

O primeiro-ministro da Holanda, Mark Rutte, anunciou nesta terça-feira (23) que o toque de recolher no país será estendido até 15 de março, uma medida polêmica em vigor desde 23 de janeiro para combater a disseminação do coronavírus.

O governo informará em 8 de março se a restrição será prorrogada novamente para além de 15 de março, o primeiro dia das eleições legislativas, disse Rutte em uma coletiva de imprensa.

"No momento, ainda estamos em uma fase extremamente difícil", explicou o premier, acrescentando que uma terceira onda é "inevitável" de acordo com os especialistas.

No entanto, o governo anunciou uma ligeira flexibilização de algumas medidas vigentes, como a reabertura dos salões de beleza.

O fechamento de bares, cafés e restaurantes continua em vigor. As lojas não essenciais, também fechadas, ficarão acessíveis agora, mas com hora marcada e número limitado de clientes.

O toque de recolher, válido entre 21h e 4h30, o primeiro na Holanda desde a Segunda Guerra Mundial, foi estendido pela primeira vez até 2 de março e gerou grandes protestos e distúrbios em todo o país, com mais de 400 prisões.

A medida foi contestada na Justiça pelo Viruswaarheid ("Verdade sobre o vírus"), um grupo que organizou várias dessas manifestações e promove teorias da conspiração sobre a pandemia.

Na semana passada, um tribunal de primeira instância ordenou a suspensão imediata do toque de recolher, considerando que o governo havia abusado da lei especial em que se baseou para impor a medida.

Porém, essa decisão foi anulada enquanto se aguarda um recurso, cuja resolução será emitida na sexta-feira.