Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente de Gana recebe 1ª dose de vacina anticovid do Covax

O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, recebe dose da vacina Oxford/AstraZeneca, enviada ao país pela inciativa Covax, da OMS - Reprodução/Facebook
O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, recebe dose da vacina Oxford/AstraZeneca, enviada ao país pela inciativa Covax, da OMS Imagem: Reprodução/Facebook

01/03/2021 07h25

Acra, 1 Mar 2021 (AFP) - O presidente de Gana, Nana Akufo-Addo, tornou-se hoje a primeira pessoa no mundo a receber uma injeção da vacina contra a covid-19 financiada pelo Covax, o dispositivo que visa garantir o imunizante aos países menos favorecidos.

O presidente, de 76 anos, cujo país recebeu a primeira entrega mundial de vacinas Covax na quarta-feira (24), recebeu uma primeira dose da vacina Oxford/AstraZeneca, segundo imagens transmitidas ao vivo pela televisão estatal.

"É importante dar o exemplo, mostrando que a vacina é segura, sendo a primeira pessoa a recebê-la, para que todos em Gana se sintam confortáveis ao serem vacinados", disse o chefe de Estado em um discurso.

O sistema Covax tem como objetivo fornecer vacinas contra a covid-19 para 20% da população de quase 200 países e territórios participantes e também inclui um mecanismo de financiamento que permite que 92 economias de baixa e média renda tenham acesso às doses.

O mecanismo foi criado na tentativa de evitar que os países ricos se apoderem de todas as doses —que ainda estão sendo produzidas em quantidades muito pequenas para atender à demanda global.

O Covax, fundado pela OMS, a GAVI Alliance e a Cepi (Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias), tem acordos com fabricantes para 2 bilhões de doses até 2021 e tem potencial para comprar mais um bilhão.