Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre em acidente de helicóptero Olivier Dassault, herdeiro do grupo Dassault Aviation

07/03/2021 18h19

Paris, 7 Mar 2021 (AFP) - Olivier Dassault, um dos herdeiros do grupo de aviação Dassault - produtor das aeronaves Falcon, Mirage e Rafale - morreu neste domingo (7) em acidente no seu helicóptero perto de Deauville, na França.

O presidente francês Emmanuel Macron afirmou que Dassault, parlamentar pelo Partido Republicano (LR, direita), de 69 anos, "amava a França" e nunca "parou de servir ao seu país".

Segundo fontes próximas à investigação, o piloto da aeronave também morreu no acidente, que aconteceu em Touques, perto de Deauville, na costa da Normandia. Não havia mais passageiros a bordo.

O Escritório de Pesquisa e Análise de Segurança da Aviação Civil informou em um tweet que a aeronave caiu "enquanto decolava" em um terreno privado.

Olivier, classificado como 361º na lista de fortunas mundiais em 2020, era neto do fundador da dinastia Marcel Dassault, e filho de Serge, o ex-chefe da aviação Dassault, que morreu em 2018. Ele tinha dois irmãos e uma irmã, com quem dividia a mesma fortuna.

Após a morte de seu avô, Marcel Dassault, em 1986, seu pai o nomeou diretor adjunto do Europe Falcon Service e diretor de estratégia da Dassault Aviation.

Em 2011, ele foi nomeado presidente do conselho de vigilância do grupo Dassault, o que o coloca em uma boa posição para um dia chefiar a empresa da família Dassault.

Mas sete anos depois, antes da morte de seu pai, ele anunciou à AFP sua decisão de renunciar ao cargo de presidente do conselho fiscal por "incompatibilidade com seu mandato de deputado".

Olivier Dassault era deputado desde 2002 e pai de três filhos.

sm-bma-jk/cal/lpt/ial/eg/mis/bn