PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Autorizar vacina Sputnik V com urgência é jogar a 'roleta russa', diz responsável da EMA

08/03/2021 10h06

Viena, 8 Mar 2021 (AFP) - Uma funcionária da Agência Europeia de Medicamentos (EMA) "desaconselha" os países membros da UE a autorizar com urgência a vacina russa contra a covid-19 Sputnik V, alegando a falta de dados suficientes sobre as pessoas vacinadas.

"É um pouco como a roleta russa", disse Christa Wirthumer-Hoche, presidente do conselho de direção, em uma entrevista ao canal de televisão austríaco ORF no domingo.

"Precisamos de documentos que possamos revisar. Até o momento não temos dados sobre os efeitos colaterais dos vacinados", destacou.

"Estamos no escuro e por isso desaconselho encarecidamente que se emita uma autorização nacional com caráter de urgência", pediu Wirthumer-Hoche, instando os países a esperar o sinal verde do regulador europeu.

A Sputnik V deu um passo chave para sua implantação na União Europeia (UE) na semana passada com o início de sua revisão por parte da EMA, com sede em Amsterdã.

Após este anúncio, as autoridades russas disseram que estavam preparadas para fornecer vacinas a 50 milhões de europeus a partir de junho.

"Poderemos ter a Sputnik V no mercado no futuro, mas somente quando examinarmos os dados necessários" baseados "nas normas europeias de controles de qualidade e eficácia", insistiu a representante da EMA.

Vários países da UE, impacientes com um processo considerado muito lento, recorrem a vacinas ainda não aprovadas, como a Hungria, que começou a administrar a vacina russa em sua população no mês passado.

A República Tcheca e Eslováquia também fizeram pedidos à Rússia.

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, discutiu no final de fevereiro com o presidente russo, Vladimir Putin, "a possibilidade" de entregas da Sputnik V, argumentando que as vacinas não devem ser alvo de "batalhas geopolíticas".

Kurz, no entanto, disse que esperaria a aprovação da EMA antes de usar a vacina na Áustria.

jsk-anb/bg/pz/pc/zm/aa