Topo

Esse conteúdo é antigo

Biden nomeia duas mulheres generais para liderar comandos militares

08/03/2021 21h05

Washington, 9 Mar 2021 (AFP) - O presidente americano, Joe Biden, anunciou nesta segunda-feira (8) a nomeação de duas mulheres para liderar os comandos militares dos Estados Unidos.

Elas serão apenas a segunda e a terceira mulheres a ocupar tais cargos militares de alto escalão no país.

A general da Força Aérea dos Estados Unidos, Jacqueline Van Ovost, a única mulher a alcançar o posto de general de quatro estrelas, o mais alto das Forças Armadas, foi indicada para chefiar o Comando de Transporte (USTRANSCOM).

A general de três estrelas do Exército Laura Richardson foi indicada para liderar o Comando Sul (SOUTHCOM), que cobre a América Central e a América Latina. Ela também receberá sua quarta estrela.

Se o Senado confirmar suas nomeações, Van Ovost e Richardson seguirão Lori Robinson, que foi a primeira mulher à frente de um comando militar. Ela liderou o Comando do Norte (NORTHCOM) antes de se aposentar em 2018.

"Cada uma dessas mulheres liderou carreiras que demonstram habilidade incomparável, integridade e dever para com o país", disse Biden ao apresentar as duas generais durante um breve discurso na Casa Branca.

"Hoje é o Dia Internacional da Mulher e todos nós precisamos ver e reconhecer as conquistas e a superação de obstáculos dessas mulheres", acrescentou.

O Exército dos EUA tem 11 comandos, todos liderados por generais de quatro estrelas.

No mês passado, o The New York Times noticiou que o Pentágono havia decidido pelas indicações de Van Ovost e Richardson já no ano passado.

Mas, de acordo com o jornal, o anúncio foi adiado para depois da eleição presidencial de novembro porque o ex-secretário de Defesa Mark Esper temia que o então presidente Donald Trump não aprovasse a nomeação das generais por serem mulheres.

sl/to/jh/jc/mvv