Topo

Esse conteúdo é antigo

Chefe do Pentágono fez visita surpresa ao Afeganistão antes de retirada de tropas

21/03/2021 10h59

A bordo de avião militar dos Estados Unidos, 21 Mar 2021 (AFP) - O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd Austin, fez, neste domingo (21), uma visita surpresa ao Afeganistão, informou o Pentágono, semanas antes da retirada planejada de suas últimas tropas com base no acordo alcançado com o Talibã no ano passado.

Austin conversou com o presidente afegão, Ashraf Ghani, menos de uma semana depois que seu homólogo americano Joe Biden considerou difícil retirar todas as tropas até 1º de maio.

O Pentágono ordenou que a visita fosse informada apenas após a partida de Austin do Afeganistão.

O governo afegão, por sua vez, deseja que as forças americanas permaneçam no país, pois fornecem cobertura aérea essencial na luta contra os insurgentes.

Uma decisão será tomada pelo presidente Biden no devido tempo, disse Austin.

Um acordo alcançado pela administração do ex-presidente Donald Trump com o Talibã em fevereiro de 2020 no Catar prevê a retirada das tropas americanas presentes no país até 1º de maio de 2021, em troca de garantias de segurança e do compromisso dos insurgentes de dialogar com o governo de Cabul.

Mas as negociações de paz no Catar tiveram pouco progresso.

Os principais centros urbanos do Afeganistão estão sofrendo uma campanha terrorista cada vez mais intensa na forma de atentados mortais contra políticos, funcionários públicos, acadêmicos, ativistas de direitos humanos e jornalistas.

Os talibãs negam qualquer responsabilidade, mas o governo afegão garante que eles são os culpados.

Washington quer incentivar o processo político e fazer com que o Talibã e o governo afegão aceitem alguma forma de divisão do poder.

sl/fox/rbu/tjc-me/eg/mr