Francesa Agnès Callamard é nomeada diretora da Anistia Internacional
A especialista francesa em direitos humanos Agnès Callamard foi nomeada secretária-geral da Anistia Internacional - anunciou hoje a organização com sede em Londres e com escritórios em mais de 70 países.
"A combinação de sua destreza intelectual, sua ampla experiência internacional em matéria de direitos humanos e sua voz corajosa fazem dela uma pessoa altamente qualificada para defender nosso movimento", disse a presidente do órgão diretor, Sarah Beamish, em um comunicado.
A francesa foi nomeada por um período de quatro anos e sucede à secretária-geral interina, Julie Verhaar.
Callamard era até agora relatora especial da ONU sobre execuções extrajudiciais, sumárias, ou arbitrárias, e liderou uma investigação sobre o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em 2018.
Na sexta-feira, ela relatou no Twitter ter recebido ameaças da Arábia Saudita, que o país negou.
"Ali onde governos e empresas tentam silenciar aqueles que denunciam seus abusos, escondem a verdade e minam, ou rejeitam, os padrões de direitos humanos, as rigorosas investigações e a inflexível campanha da Amnistia Internacional são mais essenciais do que nunca", disse Callamard, no anúncio de sua nomeação.
Agnès Callamard já havia trabalhado para a Anistia Internacional de 1995 a 2001, como chefe de gabinete do então secretário-geral, Pierre Sané, entre outras posições.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.