Topo

Esse conteúdo é antigo

Maior fabricante de vacinas anticovid do mundo precisa de ajuda financeira do governo indiano

Arquivo - Funcionário no laboratório no Instituto Serum, na Índia; maior fabricante de vacinas contra a covid-19 do mundo precisará de ajuda financeira  - Francis Mascarenhas/Reuters
Arquivo - Funcionário no laboratório no Instituto Serum, na Índia; maior fabricante de vacinas contra a covid-19 do mundo precisará de ajuda financeira Imagem: Francis Mascarenhas/Reuters

Em Mumbai

07/04/2021 06h11

O SII (Serum Institute of India), o maior fabricante de vacinas contra a covid-19 do mundo, precisará de ajuda financeira do governo indiano pelas restrições à exportação, afirmou o diretor geral do instituto.

O governo do primeiro-ministro Narendra Modi freou no mês passado as exportações das vacinas da AstraZeneca fabricadas pelo SII, já que o país de 1,3 bilhão de habitantes enfrenta uma nova onda de contágios.

A pressão colocou a capacidade de produção do SII "sob muita tensão, para afirmar com toda franqueza", afirmou o diretor geral do Serum Institute, Adar Poonawalla, ao canal NDTV.

"O mundo precisa desta vacina e neste momento estamos dando prioridade às necessidades da Índia. E ainda não podemos fornecer (...) a todos os indianos que precisam", completou.

O SII precisa de um financiamento adicional de 30 bilhões de rupias (US$ 408 milhões) para aumentar sua capacidade e pediu ajuda financeira ao governo, segundo o diretor.

"Isto nunca foi orçado ou planejado inicialmente, porque deveríamos exportar e obter o financiamento dos países, mas agora que isto não está acontecendo temos que encontrar outras formas inovadoras de aumentar nossa capacidade", disse Poonawalla.

O SII, que produz mais de dois milhões de doses diárias da Covishield - o nome local da vacina da AstraZeneca -, fornece o fármaco a um preço subsidiado na Índia, muito menor do que o que cobra para as exportações.