Topo

Esse conteúdo é antigo

França vacinará com Pfizer ou Moderna quem recebeu 1ª dose da AstraZeneca

Quase 600 mil pessoas, sobretudo profissionais da saúde, receberam a primeira dose da AstraZeneca na França -  Matthew Horwood Colaborador Getty Images
Quase 600 mil pessoas, sobretudo profissionais da saúde, receberam a primeira dose da AstraZeneca na França Imagem: Matthew Horwood Colaborador Getty Images

09/04/2021 06h20

A França vai aplicar uma segunda dose com as vacinas da Pfizer ou Moderna nas pessoas com menos de 55 anos que receberam a primeira dose da AstraZeneca, anunciou hoje a autoridade de saúde do país.

A França suspendeu em 19 de março a aplicação da vacina da AstraZeneca em pessoas com menos de 55 anos após a detecção de casos de trombose na Europa. Porém, antes do anúncio quase 600 mil pessoas, sobretudo profissionais da saúde, receberam a primeira dose.

"É absolutamente coerente dizer que não se recomenda a vacina a pessoas com menos de 55 anos enquanto esperamos para saber mais (...). Se receberam a primeira dose e têm menos de 55 anos, vamos oferecer outra vacina", afirmou o ministro da Saúde, Olivier Véran.

"Eu mesmo estou neste grupo", completou o ministro de 41 anos, que recebeu a primeira dose do fármaco da AsttraZeneca em 8 de fevereiro devido a sua profissão de neurologista.

Outros países anunciaram que limitarão o uso da vacina da AstraZeneca. Indícios ligam o uso do imunizante a casos de coágulos sanguíneos, embora muito raros.

Veran disse que esta é uma medida de precaução que pode evoluir com o tempo, enquanto se aguarda a coleta de mais dados. A França continuará a encorajar o uso da vacina AstraZeneca, acrescentou.