Topo

Esse conteúdo é antigo

Arauz se antecipa aos resultados e declara vitória no Equador

11/04/2021 20h41

Quito, 11 Abr 2021 (AFP) - O esquerdista Andrés Arauz se antecipou aos resultados oficiais e se proclamou vencedor das eleições presidenciais deste domingo no Equador, em que enfrentou Guillermo Lasso.

Apoiado pelo ex-presidente socialista Rafael Correa (2007-2017), Arauz dirigiu-se a simpatizantes após a votação discursando em um palanque montado no centro de Quito. O candidato citou uma suposta vantagem de 1,6% sobre Lasso: "Essa vitória, evidentemente, tem que ser ratificada pelos resultados oficiais, o que acontecerá muito em breve."

O Conselho Nacional Eleitoral começou a publicar os primeiros dados da apuração preliminar uma hora antes do previsto, mas em uma porcentagem mínima, que impede a projeção de alguma tendência.

A campanha de Arauz divulgou resultados de boca de urna da empresa Clima Social, que lhe dão 50,80%, contra 49,20% para Lasso. O esquerdista venceu com folga o primeiro turno, em 7 de fevereiro.

No Twitter, Arauz se reafirmou como vencedor: "Obrigado, Equador! Esta é uma vitória do povo equatoriano. Peço aos nossos delegados que se mantenham vigilantes, para cuidar de cada um dos nossos votos. Ninguém irá deter o curso da História."

Lasso não se pronunciou após o encerramento da votação.

vel/sp/rsr/lb

Twitter