Topo

Esse conteúdo é antigo

Veja o que se sabe sobre as novas tensões entre Rússia e Ucrânia

13/04/2021 15h49

Moscou, 13 Abr 2021 (AFP) - As tensões entre Rússia e Ucrânia foram retomadas com uma grande implantação militar russa na fronteira e novos confrontos entre os separatistas pró-russos e as forças de Kiev, que solicitaram ajuda aos ocidentais.

A seguir, confira o que se sabe até o momento:

- Combates com os separatistas -As forças de Kiev mantêm uma guerra desde 2014 contra os separatistas pró-russos que tomaram o controle de territórios no leste ucraniano.

Após intensos combates que provocaram mais de 13.000 mortes, o conflito diminuiu sua intensidade desde 2015 e o último cessar-fogo, decidido no ano passado, foi amplamente respeitado.

No entanto, no início de 2021 houve um surto de violência, principalmente combates com morteiros e artilharia, nos quais ao menos 29 soldados ucranianos morreram, contra 50 em todo o ano de 2020.

- Moscou envia tropas -Paralelamente, Kiev acusou Moscou de enviar tropas às suas fronteiras, estimadas na segunda-feira em cerca de 83.000 soldados, metade deles na Crimeia, península anexada pela Rússia em 2014.

A Rússia não desmentiu o envio das tropas, mas insistiu que "não ameaçam ninguém" e denunciou "provocações" ucranianas.

Nesta terça-feira, o ministro da Defesa russo, Serguei Shoigu, confirmou o envio de tropas ao oeste e sul do país, afirmando que é uma resposta às ações "ameaçadoras" da OTAN.

Shoigu afirma que as tropas enviadas nas últimas três semanas realizam "exercícios militares" que ainda vão durar duas semanas.

Dois analistas militares russos entrevistados pela AFP, Vassili Kashin e Alexandre Goltz, consideraram que essas unidades contam com cerca de 100.000 soldados.

Washington afirmou nesta semana que nunca houve tantas tropas russas nas fronteiras com a Ucrânia desde 2014.

- Ocidentais com Kiev -Os aliados ocidentais da Ucrânia demonstraram seu apoio a esta ex-república soviética, que desde 2014 tenta se integrar à Otan e à União Europeia.

Os Estados Unidos e os europeus alertaram Moscou contra qualquer ataque, enquanto as forças americanas na Europa aumentaram seu nível de alerta.

No mais recente sinal de apoio até agora, o secretário-geral da Otan, Jens Stoltenberg, solicitou nesta terça que a Rússia retire seu reforço militar "injustificado" nas fronteiras com a Ucrânia.

A Ucrânia, no entanto, pede ao Ocidente que forneça mais apoio "prático" além das palavras. O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, pediu para acelerar a adesão de seu país à OTAN.

- Por que agora? -Os especialistas apresentam vários possíveis motivos para esta escalada.

Vários observadores acreditam que tanto Moscou quanto Kiev estão testando o novo presidente americano, Joe Biden, para constatar o quão disposto ele está a ajudar a Ucrânia e desafiar o Kremlin.

Outros analistas avaliam que a Rússia quer enviar uma mensagem à Ucrânia, que impôs recentemente sanções a um de seus deputados pró-russos, Viktor Medvedshuk, próximo a Vladimir Putin, e proibiu três canais de televisão vinculados a ele.

Já outros pensam que o Kremlin quer provocar um impulso patriótico entre os russos antes das eleições legislativas de setembro. O principal opositor russo, Alexei Navalny, está preso, mas o partido oficial Rússia Unida é muito impopular.

- Até a guerra? -Os especialistas concordam que, por enquanto, é pouco provável uma invasão russa na Ucrânia, apesar das tensões particularmente fortes.

"Existe um novo mínimo nas relações entre Rússia e a Otan (...), o pior momento desde o fim da Guerra Fria", considera Kashin.

"A retórica de Moscou é extraordinária, não a vemos tão intensa desde 2014 e da anexação da Crimeia", aponta Timothy Ash, analista residente em Londres.

Apesar de as negociações de paz poderem constituir uma solução, os esforços de mediação da França e Alemanha geraram poucos avanços nos últimos anos.

Tampouco há previsão de novas negociações: Zelenski afirmou ter enviado no final de março um convite para se reunir com Putin, mas não obteve resposta.

ml-or-mm/pop/lpt/age/mb/aa/mvv