Topo

Esse conteúdo é antigo

Membros da família real britânica não usarão uniformes militares no funeral de Philip

15/04/2021 07h31

Londres, 15 Abr 2021 (AFP) - Os membros da realeza britânica usarão trajes civis no funeral do príncipe Philip para evitar mostrar que príncipes têm direito ao uniforme militar, pensando especialmente em Harry, que abandonou a monarquia há um ano, informa a imprensa inglesa.

O duque de Edimburgo, falecido na sexta-feira da semana passada, será enterrado no sábado no castelo de Windsor, 50 km ao oeste de Londres, e devido à pandemia apenas 30 pessoas comparecerão ao funeral, em sua maioria parentes próximos.

O jornal The Sun e outros meios de comunicação informaram que a rainha Elizabeth II decidiu que todos devem usar roupas civis.

Em caso contrário, o funeral enfatizaria a perda dos títulos militares honorários de Harry, neto da rainha e ex-capitão do exército britânico, após sua conturbada saída da monarquia em 2020.

Harry, 36 anos, duque de Sussex e sexto na linha de sucessão, teve os títulos militares retirados depois de abandonar suas funções oficiais como integrante da família real e se mudar para a Califórnia com a esposa, a ex-atriz americana Meghan Markle.

Embora tenha participado em duas missões no Afeganistão, ele só pode usar um terno com medalhas de serviço.

Outro possível conflito é o do terceiro filho da monarca, o príncipe Andrew, ex-piloto de helicópteros da Marinha Real que participou na guerra das Malvinas de 1982.

Andrew, 61 anos, foi afastado da vida pública após o escândalo provocado por sua amizade com o falecido empresário pedófilo americano Jeffrey Epstein.

O duque de York deveria ter recebido a patente honorária de almirante por seus 60 anos, mas a nomeação foi suspensa.

De acordo com o jornal The Daily Telegraph, os membros da família real tiveram "discussões intensas", preocupados em envergonhar a família se Harry e Andrew - os únicos integrantes da realeza que serviram na frente de batalha - não vestissem o uniforme e outros sim.

A publicação conservadora destaca que a decisão final foi da rainha, que segundo o The Sun "atuou pessoalmente" para sugerir a norma de trajes civis.

A decisão permitirá à família real apresentar uma frente unida, ao menos no que diz respeito às roupas, enquanto o funeral terá um forte elemento militar devido ao passado do príncipe Philip como comandante da Marinha.

A participação de Harry na cerimônia será sua primeira aparição pública com a realeza desde que ele e Meghan, 39 anos, concederam uma entrevista explosiva na qual acusaram de racismo um integrante não identificado da família.

am-acc/zm/fp