Topo

Esse conteúdo é antigo

Dinamarca acelera reabertura com situação sob controle pandemia

Arquivo  - Pessoas andam nas ruas em meio à pandemia em Copenhague; Dinamarca vai conseguir acelerar a reabertura das atividades a partir de 21 de abril - Ritzau Scanpix/Philip Davali via Reuters
Arquivo - Pessoas andam nas ruas em meio à pandemia em Copenhague; Dinamarca vai conseguir acelerar a reabertura das atividades a partir de 21 de abril Imagem: Ritzau Scanpix/Philip Davali via Reuters

Em Copenhague

16/04/2021 07h22

Graças a uma situação sob controle da pandemia de coronavírus, a Dinamarca vai conseguir acelerar a reabertura das atividades a partir de 21 de abril, com espectadores nos estádios e clientes nos restaurantes por exemplo, anunciou nesta sexta-feira o governo.

"A Dinamarca está em uma situação na qual podemos abrir mais. É, ao mesmo tempo, responsável e muito positivo, mas isto exige que conservemos os bons costumes, que continuemos fazendo testes e com apresentação do 'coronapas' para ter acesso a certas atividades", declarou o ministro da Justiça, Nick Haekkerup.

O plano de reabertura pode ser objeto de ajustes locais, incluindo fechamentos específicos se o número de casos de covid-19 aumentar.

A maior novidade é que a partir da próxima quarta-feira, os espectadores serão novamente autorizados nos estádios, com o respeito estrito das regras de distanciamento e a apresentação do 'coronapas' um passaporte de saúde que certifica um teste negativo de menos de 72h, uma vacinação ou uma recente cura da covid-19.

A reabertura dos restaurantes - com reserva, "coronapas" e o último serviço às 22h - é antecipada para 21 de abril, ao invés de 6 de maio, e o passaporte de saúde não será obrigatório para ficar em uma área aberta, ao contrário do que havia sido anunciado antes.

A Dinamarca, que tem 5,8 milhões de habitantes, registra um número de novos casos quatro vezes menor que em dezembro, quando o país iniciou um confinamento parcial, com fechamento de escolas e comércios não essenciais, atualmente abertos.

A campanha de vacinação, desacelerada pela decisão do país de abandonar a vacina da AstraZeneca devido a efeitos colaterais mas graves, deve terminar em agosto. Atualmente, 8,2% da população está completamente vacinada e 17,2% dos dinamarqueses receberam a primeira dose.