Topo

Esse conteúdo é antigo

Polícia mata cinco trabalhadores em protesto Bangladesh

17.abr.2021 - Homem ferido é colocado em cadeira de rodas após protestos de trabalhadores em Bangladesh - AFP
17.abr.2021 - Homem ferido é colocado em cadeira de rodas após protestos de trabalhadores em Bangladesh Imagem: AFP

Em Bangladesh

17/04/2021 13h19

Pelo menos cinco pessoas morreram, e dezenas ficaram feridas hoje, quando a polícia abriu fogo contra uma multidão de trabalhadores que protestava na obra de uma central elétrica financiada pela China — informaram a polícia e um hospital.

Os operários protestavam contra a falta de pagamento de salários e contra seus honorários de trabalho, na cidade costeira de Banshkhali, ao sul.

Segundo o chefe da polícia de Banshkhali, Azizul Islam, os policiais abriram fogo, quando parte dos 2 mil manifestantes começou a jogar pedras e tijolos contra os agentes.

Os corpos sem vida de quatro pessoas baleadas foram levados para o principal hospital de Banshkhali, onde 12 feridos recebem atendimento, informou um médico.

A polícia confirmou que uma quinta vítima e 19 feridos - entre eles três policiais - foram levados para um hospital de Chittagong.

Nos últimos anos, a central de carvão SS Power One esteve no centro de outros protestos que também terminaram em mortes.

O gigante chinês de engenharia SEPCOIII detém 30% da central, e o grupo bengali S. Alam, 70%.

Este é um dos maiores investimentos feitos por empresas chinesas em Bangladesh e é fruto de um dos contratos anunciados durante a visita do presidente Xi Jinping ao país em 2016.