Topo

Esse conteúdo é antigo

Ucrânia destaca 'progresso' em negociações para trégua com separatistas pró-russos

Depois de tégua amplamente respeitada na segunda metade de 2020, os confrontos entre as forças de Kiev e os separatistas se intensificaram este ano - AFP
Depois de tégua amplamente respeitada na segunda metade de 2020, os confrontos entre as forças de Kiev e os separatistas se intensificaram este ano Imagem: AFP

Em Kiev

20/04/2021 11h05

As negociações da Ucrânia para retomar a trégua com os separatistas apresentaram "progressos significativos", informou hoje à AFP o porta-voz da delegação ucraniana, Oleksi Arestovitch.

"Houve progressos significativos" na questão do cessar-fogo, afirmou o porta-voz e acrescentou que as negociações continuam.

Depois de uma trégua amplamente respeitada na segunda metade de 2020, os confrontos entre as forças de Kiev e os separatistas - pelos quais a Rússia é considerada como patrocinadora militar e financeira - se intensificaram este ano.

Enquanto isso, Moscou enviou dezenas de milhares de soldados para perto da fronteira, o que faz temer uma operação militar de grande escala.

A reunião "de emergência" de hoje, que reúne representantes ucranianos e russos sob a mediação da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa), é uma continuação das negociações online realizadas no dia anterior entre assessores dos líderes a Ucrânia, Rússia, França e Alemanha.

A Ucrânia acusa a Rússia de tentar "destruí-la", enquanto Moscou alega "não ameaçar ninguém", denunciando "provocações" ucranianas.

A guerra no leste da Ucrânia causou mais de 13.000 mortes desde seu início em 2014, depois da anexação da Crimeia por Moscou.