Topo

Esse conteúdo é antigo

UE anuncia cúpula presencial em 25 de maio sobre pandemia, clima e Rússia

23/04/2021 13h40

Bruxelas, 23 Abr 2021 (AFP) - Os chefes de Estado e de governo dos países da UE realizarão uma cúpula presencial em Bruxelas em 25 de maio para discutir a pandemia de coronavírus, o combate à mudança climática e as tensões com a Rússia, anunciou um porta-voz do Conselho Europeu.

Várias reuniões recentes no máximo nível da União Europeia foram realizadas mediante vídeoconferência devido à pandemia, mas o escritório de Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, destacou nesta sexta-feira que a cúpula de maio será presencial.

Um dos assuntos prioritários da agenda deve ser o estado atual das campanhas de vacinação contra a covid-19 nos 27 países da UE, e a possível emissão de um certificado sanitário de aceitação geral no bloco.

A reunião também se concentrará no agravamento das tensões entre Bruxelas e Moscou, particularmente as que se referem à Ucrânia.

A UE também se mantém atenta à situação do líder opositor russo Alexei Navalny, e à recente crise entre Rússia e a República Tcheca, que incluiu a expulsão recíproca de diplomatas.

Em relação à mudança climática, a reunião deve servir para que os chefes de Estado e de governo definam o apoio à meta de reduzir pelo menos 55% das emissões de gases de efeito estufa para 2030.

Este objetivo foi adotado na quarta-feira em Bruxelas pelos representantes permanentes dos 27 países da UE e do Parlamento Europeu.

ahg-fmi/ahg/mar/aa