Topo

Esse conteúdo é antigo

Reino Unido e França enviam patrulhas à ilha de Jersey, bloqueada por pescadores

A frota pesqueira francesa é vista na entrada do porto em St Helier, Jersey - Marc Le Cornu/Reuters
A frota pesqueira francesa é vista na entrada do porto em St Helier, Jersey Imagem: Marc Le Cornu/Reuters

06/05/2021 09h22Atualizada em 06/05/2021 10h19

França e Reino Unido mobilizaram patrulhas hoje na ilha de Jersey, Canal da Mancha, cujo porto foi bloqueado por pescadores franceses para protestar contra as condições de pesca impostas após o Brexit.

Entre 50 e 60 barcos navegavam desde 7h (2h de Brasília) nas proximidades do porto de Saint Helier, enquanto outros estavam a caminho.

Em resposta, o governo britânico enviou dois navios de guerra à região, os barcos-patrulha HMS Severn e Tamar, para "supervisionar a situação". Londres afirmou que é uma "medida estritamente preventiva".

O primeiro-ministro Boris Johnson "reiterou seu firme apoio à Jersey" e confirmou hoje "que os dois navios ficarão para monitorar a situação", relatou Downing Street.

"Essas manobras não devem nos impressionar", já havia reagido à AFP o secretário de Estado francês para os Assuntos Europeus, Clément Beaune. "Falei com David Frost, o ministro britânico responsável pelas relações com a União Europeia. Nossa vontade não é manter as tensões, mas ter uma aplicação rápida e completa do acordo", disse ele.

Estamos trabalhando incansavelmente nisso com a Comissão Europeia e as autoridades britânicas. Com calma, determinação e firmeza
Clément Beaune

Por sua vez, a ministra francesa do Mar, Annick Girardin, pediu às autoridades britânicas que revogassem as restrições ao acesso às águas de Jersey impostas aos pescadores franceses após o Brexit.

"Quero que as autoridades britânicas revertam sua decisão", declarou.

A França enviou à região, em águas francesas, dois navios menores, o barco-patrulha Athos e a embarcação Themis, para garantir "a segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana no mar", segundo as autoridades.

Quanto aos pescadores franceses, "barcos zarparam de toda parte, da Bretanha (oeste), da Normandia (noroeste)", disse à AFP Romain Davodet, de Carteret, na Normandia.

"É um movimento pacífico", afirmou, especificando que os pescadores devem regressar à França no início da tarde.

"Não estamos realmente bloqueando. Estamos todos fora do porto", disse Ludovic Lazaro, pescador de Granville (Normandia).

Segundo uma fonte militar francesa, "a situação é globalmente muito calma".

"As instruções para não bloquear o interior do porto estão sendo seguidas" pelos pescadores franceses, disse a fonte à AFP.

Paris e Londres têm uma disputa há várias semanas sobre a pesca.

Os pescadores franceses dizem que estão impedidos de pescar em águas britânicas devido às dificuldades para obter licenças.

Além disso, o Reino Unido estabeleceu novas exigências na sexta-feira passada para o acesso aos barcos de pesca franceses às águas territoriais da ilha de Jersey, a maior do Canal da Mancha.

As medidas criam novas normas de zoneamento para as águas próximas de Jersey: "onde os barcos podem ir ou não", assim como o número de dias que os pescadores podem passar no mar e com quais equipamento", destacou o ministério francês.

Para a França, as novas normas não têm efeito porque o Reino Unido não as notificou à Comissão Europeia e não fazem parte do acordo de pesca negociada no âmbito do Brexit.