Topo

Esse conteúdo é antigo

Washington pede a americanos que evitem ir a Israel por conflito

13/05/2021 20h53

Washington, 13 Mai 2021 (AFP) - O Departamento de Estado americano instou nesta quinta-feira (13) os cidadãos americanos a "evitarem viajar a Israel" devido à explosão de violência dos últimos dias entre israelenses e palestinos.

O nível de advertência de viagem, que tinha sido reduzido nas últimas semanas à medida que melhorava a situação sanitária relacionada com a pandemia no Estado judaico, foi elevado do segundo para o terceiro de um total de quatro.

"Evitem ir a Israel em razão do conflito armado e dos distúrbios civis", escreveu o Departamento de Estado em sua nova advertência.

O governo americano recomenda mais categoricamente evitar viagens à Faixa de Gaza devido "ao terrorismo, os distúrbios civis e o conflito armado", assim como à Cisjordânia, por conta das restrições sanitárias.

Para os Territórios Palestinos, o nível de advertência é o máximo.

O balanço dos confrontos em curso entre o movimento islamita palestino Hamas e Israel superou os cem mortos na Faixa de Gaza, segundo autoridades locais.

O ministério da Saúde do enclave palestino registrou 103 mortos, dos quais 27 eram crianças, e 580 feridos desde o início dos enfrentamentos, na noite de segunda-feira. Do lado israelense, os disparos feitos de Gaza deixaram sete mortos e dezenas de feridos.

fff/led/dg/mps/mvv