Topo

Esse conteúdo é antigo

China lança rap a favor da vacinação para convencer mais céticos

18/05/2021 10h47

Pequim, 18 Mai 2021 (AFP) - Depois de distribuir ovos grátis e cupons de desconto, agora o rap: frente a uma população que ainda resiste à vacinação contra a covid-19, as autoridades chinesas lançaram, nesta terça-feira (18), um vídeo de hip-hop promovendo a campanha.

Com um insistente refrão "vacine-se rápido", o rap foi postado nas redes sociais pelo Ministério da Saúde da província de Sichuan (sudoeste) e recebeu milhares de "curtidas".

"Todo mundo tem pressa para se imunizar com as vacinas chinesas, há outros países que esperam por elas dia e noite", diz o protagonista, em meio a pessoal de enfermagem de jaleco branco.

Em nível nacional, mais de 421,9 milhões de doses de vacinas foram inoculadas até esta terça, de acordo com balanço da AFP.

Embora o número pareça impressionante, a campanha de vacinação demorou a se expandir na China, freada por uma situação epidemiológica controlada e por uma falta de senso de urgência por parte da população.

Em meados de maio, cerca de 30% da população chinesa havia recebido a primeira injeção de uma vacina de duas doses.

As autoridades tentam, porém, agilizar a campanha. O objetivo é vacinar 40% da população até junho (ou seja, cerca de 560 milhões de pessoas), em meio a novos surtos isolados de contágios descobertos na província de Anhui (leste) e de Liaoning (nordeste).

Para isso, a criatividade das autoridades locais parece não ter fim. Em Pequim, por exemplo, foram distribuídos, nos últimos meses, cupons de desconto e ovos frescos para recompensar os vacinados.

Apenas no domingo (16), foram administradas 13,95 milhões de doses, um recorde, segundo um site que monitora as campanhas de vacinação em todo mundo.

lxc/zif/bar/pz/age/mis/tt