Topo

Esse conteúdo é antigo

Catorze palestinos detidos em Jerusalém por 'alteração da ordem pública'

10/06/2021 15h25

Jerusalém, 10 Jun 2021 (AFP) - Catorze palestinos foram detidos nesta quinta-feira (10) à noite em Jerusalém por "alteração da ordem pública", anunciou a polícia israelense em um comunicado.

Segundo observaram fotógrafos da AFP, dezenas de palestinos se concentraram nesta quinta-feira em frente à Porta de Damasco, a entrada da Cidade Velha de Jerusalém, para proclamar slogans e lançar insultos contra o deputado de extrema direita Itamar Ben Gvir, que estava presente.

Em um comunicado, a polícia israelense afirmou que "centenas de manifestantes se reuniram na Porta de Damasco" e que "alguns provocaram alterações da ordem pública".

Pouco depois, a situação se acalmou, disse o corpo de segurança.

Ben Gvir havia se deslocado até a Porta de Damasco para denunciar que na segunda-feira a polícia decidiu proibir uma controversa marcha de judeus nacionalistas, prevista inicialmente para esta quinta-feira e convocada por várias figuras da extrema direita nacionalista israelense.

Nessa mesma segunda-feira, o movimiento islamita palestino Hamas, que governa na Faixa de Gaza, ameaçou uma nova escalada se a marcha fosse mantida.

A polícia proibiu Ben Gvir de visitar a Cidade Velha, para evitar distúrbios, o que o deputado denunciou.

A "marcha das bandeiras" foi adiada para 15 de junho.

mib/all/jvb/mb/aa