Topo

Esse conteúdo é antigo

Alemanha avança para suspensão do uso obrigatório da máscara

14/06/2021 06h27

Berlim, 14 Jun 2021 (AFP) - A Alemanha avança para uma suspensão gradual da obrigação do uso de máscara, após uma redução expressiva das infecções por covid-19 no país, afirmou o ministro da Saúde, Jens Spahn.

"Graças à queda da taxa de incidência, podemos atuar por etapas: um primeiro passo pode ser a suspensão do uso da máscara em áreas abertas", afirmou Spahn em uma entrevista ao grupo de imprensa Funke.

"Nas regiões com taxa de incidência pequena e elevada taxa de vacinação, isto poderia alcançar progressivamente os espaços internos", completou.

Na Alemanha, o uso de máscara é obrigatório nos locais públicos fechados, no transporte público, estabelecimentos comerciais e algumas ruas muitos frequentadas.

Mas o país, como a maioria dos vizinhos europeus, registra há várias semanas uma forte redução das infecções de covid-19, o que permite uma flexibilização das restrições.

A campanha de vacinação acelerou no país: 48,1% dos alemães receberam ao menos uma dose e 25,7% da população está completamente imunizada.

Desde meados de maio as autoridades flexibilizaram várias medidas anticovid. Restaurantes, bares e lojas não essenciais, fechados durante vários meses, retomaram as atividades.

A ministra da Justiça, Christine Lambrecht, pediu À regiões do país que "examinem" em que medida o uso da máscara continua sendo "apropriado" em seus territórios.

fcz/ylf/pz/mis/zm/fp