PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Líder supremo do Irã dá o primeiro voto e abre eleições presidenciais

18/06/2021 00h13

Teerã, 18 Jun 2021 (AFP) - O líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, emitiu nesta sexta-feira (18) o primeiro voto nas eleições presidenciais em Teerã, oficialmente abrindo as urnas, observou um jornalista da AFP.

Cerca de 60 milhões de pessoas podem votar até a meia-noite local (16h30 desta sexta-feira em Brasília), em um processo eleitoral que pode ser estendido por mais duas horas e cujos resultados serão conhecidos no final da manhã de sábado, segundo as autoridades.

O ultraconservador Ebrahim Raisi aparece como um claro favorito para ganhar as eleições, que marcam o fim de uma campanha eleitoral que despertou pouco entusiasmo entre os iranianos.

De acordo com as poucas pesquisas disponíveis, a abstenção pode atingir um nível sem precedentes e ultrapassar 57% do eleitorado.

Confrontado com apelos nas redes sociais para boicotes à votação, Khamenei pediu na quarta-feira (18) aos seus compatriotas que participem em massa do processo eleitoral para escolher um "presidente forte".

O ultraconservador Raisi, de 60 anos e chefe da Autoridade Judicial, não tem adversários convincentes após a desqualificação de seus principais opositores políticos.

Em maio, o Conselho de Guardiães da Constituição, órgão não eleito responsável pelo controle das eleições presidenciais, autorizou a candidatura de sete homens entre 600 candidatos.

Mas apenas quatro permanecem na disputa, após três candidatos desistirem de participar na última quarta-feira. Dois deles pediram votos para Raisi.

bur-fz/mtp/mas/am