Topo

Esse conteúdo é antigo

Naufrágio perto das Canárias deixa três migrantes mortos e cinco desaparecidos

18/06/2021 06h59

Madri, 18 Jun 2021 (AFP) - Três migrantes morreram, e cinco estão desaparecidos depois que sua embarcação virou perto da ilha de Lanzarote, no arquipélago espanhol das Canárias - informaram os serviços de emergência locais nesta sexta-feira (18).

A precária embarcação, que transportava 49 pessoas, das quais 41 conseguiram ser resgatadas, virou ao chegar a uma área rochosa na costa norte de Lanzarote, relataram os serviços de emergência da ilha.

Houve "três mortes, incluindo duas mulheres, e acreditamos que uma estava grávida", disse o porta-voz desses serviços, Enrique Espinosa.

"Estamos em busca de cinco pessoas, uma menor e quatro homens", acrescentou.

O barco virou perto de uma cidade no extremo-norte da ilha, em uma área rochosa e perigosa próxima da costa, afirmou o porta-voz.

Segundo ele, as pessoas que estavam em terra pularam no mar para ajudar quando perceberam o que havia acontecido.

A viagem da África às Ilhas Canárias, perigosa devido às fortes correntes, tornou-se uma rota prioritária para os migrantes, devido às dificuldades impostas pela União Europeia no Mediterrâneo.

As chegadas de migrantes ao arquipélago aumentaram oito vezes em 2020 na comparação com o ano anterior, totalizando 23.023 pessoas.

De acordo com a associação Caminando Fronteras, que monitora os fluxos migratórios, 1.851 pessoas morreram nessa rota em 2020.

hmw/du/mg/mis/tt