Topo

Esse conteúdo é antigo

'Desfile da Igualdade' reúne milhares de pessoas na Polônia

19/06/2021 12h58

Varsóvia, 19 Jun 2021 (AFP) - Milhares de pessoas participaram neste sábado (19) do "Desfile da Igualdade" em Varsóvia, organizado para defender os direitos das minorias sexuais na Polônia.

O Conselho Europeu classificou a Polônia em último lugar na União Europeia (UE) em direitos LGBTQIA+.

E em um relatório recente desta organização pan-europeia, também estimou que os líderes políticos poloneses agravaram a situação nos últimos anos.

A marcha, convocada por organizações de defesa dos direitos das minorias e com o apoio do prefeito de Varsóvia, o liberal Rafal Trzaskowski, percorreu o centro da capital sob um sol escaldante e ao som de música tocada por alto-falantes.

"O arco-íris não ofende ninguém" foi o lema apresentado durante a manifestação.

Em março, um tribunal absolveu três ativistas acusados de ofender os sentimentos religiosos ao colocar pôsteres da Virgem Maria com um halo de arco-íris.

De acordo com jornalistas da AFP, cerca de 20.000 pessoas, a maioria jovens, participaram da marcha. Nem a polícia, nem o conselho municipal divulgaram dados.

Segundo o chefe do partido conservador nacionalista Lei e Justiça (PiS), no poder desde 2015, Jaroslaw Kaczynski, os homossexuais constituem uma ameaça à família tradicional.

Com o apoio do governo, várias regiões ou localidades se declararam livres da "ideologia LGBTQIA+".

sw/tjc/eg/gf