Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA doa 2,5 milhões de vacinas anticovid a Taiwan

19/06/2021 12h57

Washington, 19 Jun 2021 (AFP) - Os Estados Unidos anunciaram neste sábado (19) que enviaram 2,5 milhões de vacinas contra a covid-19 a Taiwan, que vive um aumento de casos apesar da boa administração da pandemia durante muito tempo, o que pode provocar a ira de Pequim.

"Nossa doação de 2,5 milhões de doses de vacinas está a caminho de Taiwan, cuja parceria sanitária com os Estados Unidos salvou vidas aqui e em todo o mundo", anunciou no Twitter o porta-voz da diplomacia americana, Ned Price.

É o triplo do prometido por uma delegação de senadores americanos que visitou a ilha no início de junho.

Taiwan, que está excluído da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi elogiado por outros países pela eficácia de sua resposta inicial à pandemia, com poucos casos no ano passado.

No entanto, a ilha de 23 milhões de habitantes enfrenta um grande surto do vírus e acusa a China de dificultar seus esforços para obter vacinas.

A China reivindica Taiwan como uma de suas províncias e tenta manter a ilha isolada diplomaticamente.

Washington rompeu relações diplomáticas com Taipei em 1979 para reconhecer Pequim como único representante oficial da China. No entanto, os Estados Unidos ainda são o aliado mais poderoso de Taiwan e seu principal provedor de armas.

cjc/tu/yo/yow/aa

Twitter