PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Milhares de brasileiros vão às ruas em protesto contra Bolsonaro

19/06/2021 13h36

São Paulo, 19 Jun 2021 (AFP) - Milhares de pessoas tomaram as ruas de várias capitais brasileiras neste sábado (19) para protestar contra o presidente Jair Bolsonaro pela sua caótica gestão da pandemia, que deixa quase meio milhão de mortos no país.

Desde cedo, muitos se reuniram no Rio de Janeiro, Brasília e Recife, entre outras 15 capitais, defendendo slogans como "Fora Bolsonaro", "Fora genocida", "Governo da fome e do desemprego", "Vacina já" e "Vacina no braço e comida no prato".

"A postura dele em relação à covid e ao negacionismo é absurda. Ele já fugiu da realidade, do bom senso, não tem mais explicação, é muito surreal", disse Robert Almeida, um fotógrafo de 50 anos que compareceu ao protesto no Rio de Janeiro.

Os atos foram convocados pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, formadas por dezenas de organizações sociais e sindicais, apoiadas por partidos e líderes políticos, entre eles o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2003-2010).

Lula, no entanto, não planeja participar dos atos, informou sua assessoria de imprensa. Dois dias antes, o ex-presidente disse que não queria que sua presença dominasse "uma manifestação convocada pela sociedade brasileira".

As pessoas que foram às ruas para protestar contra Bolsonaro usaram máscaras e expressaram sua preocupação pelo avanço da pandemia quando o país se aproxima de uma terceira onda de contágios.

Com quase meio milhão de mortos, o Brasil é o segundo país no ranking de mortalidade da pandemia.

pr/aa